23 de maio de 2012

Benção do bebê

Tradução de Renata Gueiros.


Prece de Abertura


"Quem está diante de mim?
Quem está atrás de mim?
Quem está abaixo de mim?
Ancestrais, os Deuses e minha tribo.
Quem me sustenta?
Os Três do poder,
O Mar, Terra e Céu"
(Carmina Gadelica – modificado)

Oferendas e preces para os ancestrais

"Hoje, trazemos diante de vocês um de vós, povo de nosso passado,
um que continuará o que vocês iniciaram no tempo há muito passado.
Ela é uma de nós, uma da família que é tão antiga,
e precisaremos guiá-la até que esteja pronta para assumir todas as suas responsabilidades.
Estejam com ela e conosco enquanto o fazemos;
enquanto ela cresce, estejam a seu lado para ajudar.
Venham a nós hoje para saber quem ela é,
venham e celebrem conosco."

Oferendas e preces para os espíritos da terra (prece a ser determinada)

Oferendas e preces no altar da casa, chácara ou casa de campo
"Ó Deuses, abençoem minha chácara,
Abençoem todos que estão dentro dela.

Ó Deuses, abençoem meus parentes,
Abençoem minha substância.

Ó Deuses, abençoem minhas palavras,
Abençoem minha conversação.

Ó Deuses, abençoem minhas incumbências,
Abençoem minha jornada.

Ó Deuses, diminuam o meu mal,
Aumentem minha confiança.

Ó Deuses, me guardem da angústia,
Guardem-me do infortúnio.

Ó Deuses, me protejam da culpa,
Preencham-me com alegria.

E Deuses, deixem nada para meu corpo,
Que faça mal à minha alma
Quando eu entrar em companhia
Dos Deuses do meu Povo."

"Sagrados, vejam o que aconteceu aqui!
Tornei-me mãe / pai;
um grande mistério de fato.
Em minha cabeça não sei o que fazer,
Sei em meu coração o que é certo.
Que eu possa saber a coisa certa com tudo de mim
e que eu faça não importando o quanto doa.
Uma longa estrada jaz à frente, iluminados,
uma estrada cheia de grandes dificuldades,
uma estrada cheia de grandes alegrias.
Guiem-me ao longo dela.
Estejam a meu lado."
(Essas palavras são proferidas pelo pai e pela mãe, ou um dos dois)

Passe o bebê sobre o fogo / ou círculo três vezes. "Teu seja o poder do rio,
Teu seja o poder do oceano,
O poder da vitória em campo.

Teu seja o poder do fogo,
Teu seja o poder do raio,
O poder de uma forte rocha.

Teu seja o poder do elemento,
Teu seja o poder da tropa,
O poder do amor no alto."
(CG)

Enquanto ritualmente banhamos o bebê:

A prece do batismo
A pequena onda para tua forma,
A pequena onda para tua voz,
A pequena onda para tua doce fala.

A pequena onda para teu meio,
A pequena onda para tua generosidade,
A pequena onda para teu apetite.

A pequena onda para tua riqueza,
A pequena onda para tua vida,
A pequena onda para tua saúde.

Nove ondas de graças para ti,
As ondas do médico da tua salvação.

A pequena mão cheia para tua forma,
A pequena mão cheia para tua voz,
A pequena mão cheia para tua doce fala.

A pequena mão cheia para o teu comer,
A pequena mão cheia para o teu pegar,
A pequena mão cheia para o teu vigor.

A pequena mão cheia da Terra,
A pequena mão cheia do Mar,
A pequena mão cheia do espírito

Nove pequenas mãos cheias para tua graça
(Em nome de) dos Três em Um."
(CG)

Passe o bebê para que cada pessoa dê-lhes uma oportunidade para abençoarem.

Prece de fechamento. "Eu rogo para vós uma vida feliz
Honra, posição e boa reputação,
Nenhum suspiro de teu peito,
Nenhuma lágrima de teu olho.

Nenhum impedimento em teu caminho,
Nenhuma sombra em teu rosto,
Até que te deites naquela mansão
Nos braços da terra benigna.
(GC modificado)

Bênção da comida e então festejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário