30 de novembro de 2012

2. Cosmologia

Mar, Terra e Céu.

O Mar que me cerca.
O Mar que me guia.
O Mar em mim.

A Terra que me rodeia.
A Terra que me sustenta.
A Terra em mim.

O Céu que me coroa.
O Céu que me inspira.
O Céu em mim.

Os Três Mundos, no mundo e em nós. O Mar (as Águas), morada por excelência dos ancestrais, origem e fim da vida, o sangue do mundo, o nosso próprio sangue. A Terra, morada dos seres viventes, animais, seres humanos, vegetais, minerais. Ponto de intersecção entre os seres visíveis e invisíveis, entre humanos, Deuses, ancestrais e espíritos. A Terra, corpo do mundo, o nosso próprio corpo. O Céu, morada por excelência dos Deuses e Imortais, os Brilhantes, a alma do mundo, a nossa própria alma.
Mas espere... Há Deuses também na Terra e no Mar. E há Ancestrais também na Terra e no Céu. E Espíritos da natureza também no Céu e no Mar. Três espirais unidas por um centro e se movimentando em torno desse eixo. Ora o Céu toca o Mar, ora o Mar toca a Terra, e ora a Terra toca o Céu... Raios do sol e da lua iluminando a superfície da água. Fluxos d’água percorrendo as profundezas da Terra. Uma montanha ou colina beijando o Céu...

(Três espirais, Triskele).

Os Três Mundos no mundo e os Três Caldeirões da Poesia* em nós. O Mar e o Caldeirão do Aquecimento (físico). A Terra e o Caldeirão do Movimento (emocional). O Céu e o Caldeirão da Sabedoria (espiritual). O equilíbrio dos caldeirões implica no equilíbrio dos Três Mundos em cada um de nós.

Na Encantaria amazônica existe uma cosmovisão semelhante. O Fundo, a profundeza das Águas, morada dos encantados e caruanas (seres, na forma humana e/ou animal, com grande poder e conhecimento que auxiliam o pajé nos ritos de cura). O mundo dos seres viventes, onde homens e mulheres vivem e se relacionam entre si e com os animais, vegetais e minerais. O Céu, morada de Deus, santos e espíritos. O mundo dos viventes é também ponto de intersecção entre o Céu e o Fundo, mas nesse pensamento há uma diferença entre as duas cosmovisões (a Celta e a da Pajelança cabocla) que merece ser mencionada: o Céu, e Deus, são considerados distantes e de difícil alcance, o que não acontece na mitologia celta e no Druidismo, pois essa distância é bastante relativa, já que é com frequência que Deuses se comunicam com humanos e que humanos encontram-se com fadas. Em muitas culturas indígenas brasileiras esse pensamento também é presente.

A Terra, o Corpo. O Mar, o Sangue. O Céu, a Alma. Macrocosmo, e microcosmo. O planeta, e o ser humano. O equilíbrio e a saúde (física, mental e espiritual) de um implicam no equilíbrio e saúde do outro. Simples assim, difícil, porém.

O Céu acima de mim.
O Mar ao redor de mim.
A Terra abaixo de mim.
An Thribhis Mór! (O Grande Triskele)
Eu honro os Três Reinos.
Eu honro os ancestrais.
Eu honro os espíritos da natureza.
Que haja entre nós amizade e paz!


* Sobre os Três Caldeirões leia:



Nenhum comentário:

Postar um comentário