16 de janeiro de 2012

Minha jornada no Druidismo


Senti vontade de escrever sobre parte da minha jornada no caminho druídico. Acho que alguns irão se identificar com algumas coisas que vivi... afinal, estamos todos juntos na mesma barca... rs. Espero que minhas palavras sirvam de alento aos que estão começando e que encontram dificuldade nessa desafiadora e mágica jornada. Lembremos, o ferro para ser forte precisa ser muitas vezes golpeado na forja.

Nasci em 1988, numa família católica, durante os meses chuvosos de janeiro, sendo a do meio de três irmãs. Desde criança tenho um interesse por religião (de um ponto de vista mais universal, essencial) e espiritualidade. Sempre tive uma sede de conhecimento pelo mistério da vida e do universo. Lembro de estar frequentemente olhando pro céu noturno, observando as estrelas, a lua, como se ali residissem o mistério e as respostas de tudo. Também gostava de olhar e tocar as plantas, aprender seus nomes e se tinham alguma propriedade medicinal. Infelizmente, não tinha ninguém para me ensinar sobre as plantas e geralmente levava a dúvida pra casa... Desde criança tinha em mente que as plantas e também os animais possuíam alma, que sentiam dor, tinham sentimentos, e eram racionais sim. Rejeitava aquela ideia de que o homem era o único animal racional. Que ideia mentirosa. Quantas e quantas vezes testemunhamos atitudes de seres humanos absurdamente irracionais e cruéis. Enquanto vemos situações em que animais, cães, gatos, entre outros, agem com muito mais ‘humanidade’ do que o próprio ser humano.
O mundo para mim sempre foi mais do que me aparentava ser. Nunca acreditei que o mundo material era a única realidade existente. Haviam outros mundos paralelos a esse. O mundo dos sonhos, o mundo dos animais, o mundo das plantas, o mundo das fadas, o mundo dos que já morreram nesse mundo... todos se comunicando e interagindo, sem se sobrepor um ao outro.
Quando tinha entre 15 e 16 anos descobri a Wicca, através de um livreto em uma banca de revista. Identifiquei-me com aquelas ideias, e foi quando então adentrei num universo muito diferente do que me ensinavam na escola, igreja e em casa, mas ao mesmo tempo muito familiar. Foi quando entrei em contato com a mitologia celta, e entre um caldeirão de elementos, crenças e mitos de culturas diversas que a wicca é, tudo que se relacionava aos Celtas me chamava mais a atenção, e a alma.

Um certo dia, em dada hora da noite, tive uma experiência que me marcou profundamente, não lembro a idade que tinha, mas era ainda nessa faixa da adolescência, entre meus 16 e 17 anos. Estava no quarto, mudando de canal na televisão a fim de encontrar algum programa interessante, até que parei num canal cuja imagem não funcionava, a tela estava toda cinza e chuviscada, mas o som saia normalmente. Um grupo tocava uma música ao vivo. E aquela música... ah aquela música... eu conhecia... mas ao mesmo tempo nunca tinha ouvido. Uma melodia linda tocada por flautas, violinos e outros instrumentos que não sabia identificar na hora. Uma música que falou ao meu coração e despertou uma luz, uma lembrança em minha alma. Lembro-me de ficar pulando na cama, com os olhos lacrimejando e dizendo com súbita alegria e certeza “é celta, é celta! Essa música é celta!”. Nunca tinha ouvido música celta até então, mas de alguma forma eu sabia que era uma música desse estilo. Fui tomada por um misto de saudade, alegria e êxtase... Me acalmei e continuei ouvindo (ainda sem ver nenhuma imagem na tv) o grupo tocar mais uma outra música para então a apresentadora, antes de encerrar o programa, falar o nome do grupo e das últimas músicas que foram tocadas. O grupo era o Keltoi, um grupo brasileiro por sinal. Assim que terminou o programa, desliguei a tv e fui ao computador procurar na internet (essa maravilhosa invenção) alguma coisa sobre o grupo musical. E encontrei, alguns sites e músicas para baixar, dentre elas estava aquela que tocara meu coração, a Yew Tree. Foi por essa época que “descobri” o Druidismo e a cultura celta com um pouco mais de profundidade.

Por volta dos meus 18 anos percebi que a Wicca não era meu caminho, e sim o Druidismo. De certa forma, acredito que eu já estava no Druidismo antes de entrar ‘oficialmente’ nele, acho que antes mesmo de vir a esta vida já pertencia a esse caminho...
Quanto mais estudava em livros e em sites específicos (principalmente em sites, pois livros em português ainda são poucos) na internet sobre Druidismo e cultura celta, mais eu tinha consciência que estava no caminho certo, no meu caminho, mais eu tinha a sensação de estar “voltando pra casa”, mesmo que minha família não entendesse meu caminho... Pois é, sofri bastante com o preconceito e intolerância por parte de alguns parentes que não compreendiam minha escolha, que não aceitavam meu jeito de ser. Geralmente tinha que esconder os livros, os objetos que usava em meditações e rituais, e quando vinham à tona, quando eram descobertos, resultava em discussão e briga. 
Foi uma fase difícil da minha vida essa, viver entre pessoas que não me entendiam, que me julgavam, e que no mínimo me achavam estranha. Um peixe fora d’água, era o que me sentia. Um erro nascer nesse lugar, nessa família, era o que eu pensava. Por que não na Irlanda, na Escócia ou em qualquer outro lugar e com pessoas que compartilhavam de minhas crenças? , era o que eu me perguntava. Mas os Deuses são sábios e vivemos certas coisas para nos tornarmos fortes e aprender a virtude da paciência. Pois foi com paciência que superei a incompreensão de minha mãe, que no fundo sentia preocupação se sua filha estava lendo coisas boas e se estava tendo amizades com pessoas de bem... Ao perceberem que esse era meu jeito de ser e que as coisas que eu lia e acreditava me faziam bem, as discussões e o preconceito tiveram um fim. “Não há nada de errado afinal em acreditar em fadas, em meditar, em acender incensos, ouvir músicas de flauta e violino e tirar tarot ou essas pedrinhas que ela joga. Deixa ela, ela é assim mesmo”. Acho que era isso pensavam de mim rs.

Com o tempo fui sentindo uma solidão na minha jornada. Tinha vontade de fazer parte de um grupo druídico, mas não havia nenhum em Belém, nem encontrava ninguém que se interessasse pela cultura celta de fato. No começo isso me entristecia, mas depois me conformei e acreditei que se um dia encontrasse pessoas interessadas em formar um grupo de druidismo, eu encontraria no momento certo. E no fundo, eu não me sentia completamente sozinha, os Deuses estavam comigo, me guiando, protegendo e inspirando ao longo de toda essa jornada.
E eu fazia parte de um grupo sim, a família druídica brasileira. A internet me possibilitou conhecer pessoas que também seguiam o druidismo em diversos lugares do Brasil, e mesmo que eu nunca as tivesse visto pessoalmente, eu sentia que as conhecia. Ainda hoje converso com a maioria dessas pessoas que conheci no início de minha jornada, e que me ajudaram bastante, apontando caminhos, tirando dúvidas... Considero essas pessoas como minhas amigas, e tenho por cada uma delas um carinho imenso. Acho que essa é aliás uma característica especial do Druidismo no Brasil. Não somos muitos, como na Inglaterra, Irlanda e EUA, mas talvez por sermos poucos é que somos mais unidos, sentimo-nos como uma família de amigos e irmãos. Claro, de vez em quando tem discussões e desentendimentos entre druidas e druidistas, mas é normal. Basta juntar dois ou mais seres humanos pra qualquer hora dessas rolar uma discussão, muitas vezes saudável. De qualquer forma, o respeito prevalece, ou deve prevalecer, em toda e qualquer relação.

Em 2011 muitas coisas aconteceram que marcaram definitivamente minha jornada no Druidismo. Finalmente encontrei pessoas de Belém que se interessavam e estudavam a cultura e espiritualidade celta, e tivemos a iniciativa de criar um grupo, o Nemeton Samaúma. O grupo é uma semente e ainda está fortalecendo suas raízes, temos muito a aprender e muito a crescer.
No ano de 2011 foi quando participei do II Encontro Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Celta. Em três dias vivi momentos que jamais vou esquecer. Conheci pessoalmente meus amigos de caminho, que há tanto tempo conversava por meio da internet, mas nunca sequer tinha ouvido suas vozes ou visto o brilho de seus olhos. Ao vê-los, reconheci como irmãos e irmãs que há muito não via. Eu realizei um sonho. Conheci pessoas que compartilhavam de minhas crenças, que gostavam do mesmo estilo de música que eu, que viam o mundo com olhos semelhantes aos meus. Sentei ao redor de uma calorosa fogueira, bebi hidromel, ouvi lindas melodias de harpa, flautas e bódhrans, dancei em círculo com irmãos de alma, cantei aos Deuses do Céu, da Terra e do Mar com druidas e druidesas. Eu vivi um sonho. Que aliás, espero viver de novo esse ano no III EBDRC.
Hoje, aos quase 24 anos, sigo estudando e vivenciando o Druidismo, a cada dia aprendendo novas e antigas coisas, navegando entre águas ancestrais, brumas místicas e vozes amigas, sendo guiada pelos Deuses e Deusas, e em especial por minha senhora, Brighid.
Há certas coisas, muitas coisas, que eu não sei. Não sei se continuarei morando em Belém, não sei como será o futuro do Nemeton Samaúma, não sei por que as fadas e espíritos da natureza não são visíveis aos olhos humanos (já pensou? seria tão bom se fossem!). O que eu sei, do fundo da minha alma, com a força dos meus ossos, é que o Druidismo é o meu caminho e que os Deuses, meus Ancestrais e minha Tribo são minha fortaleza, e pretendo honrá-los em cada passo dessa e de outras jornadas. E se esse for o meu destino, que assim seja e assim se faça.

Bendito seja o caminho que nos leva ao encontro dos Deuses.
Bendita seja a Natureza, a guia e mestra de todos os que buscam a sabedoria.
Benditos sejam todos aqueles que trilharam e trilham o Druidismo,
que possamos aprender com os Antigos e deixar boas sementes aos nossos filhos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário