16 de dezembro de 2012

13. Inspiração

("Rio que flui"; Awen; Inspiração; Sabedoria fluindo; Águas sagradas que renovam a alma)

Foi o que pedi aos Deuses ao iniciar os 30 Dias druídicos e é o que peço sempre que me sento na frente do computador para escrever um texto. Geralmente ela vem... às vezes não na hora em que peço, mas vem.
Inspiração no Druidismo equivale praticamente à Sabedoria, e essa ideia nos é tão cara quanto é a salvação para os cristãos ou a iluminação para os budistas.
A imagem/símbolo do rio que flui é associada a inspiração, pois é o curso do rio fluindo em liberdade, sem estagnações, sem impedimentos. É a sabedoria dos deuses fluindo livremente em nossas almas, e a voz dos ancestrais soprada em nossos ouvidos.
A palavra xamã inclusive tem origem na língua tungue, "shaman", e quer dizer aquele que é inspirado pelos espíritos. Os druidas, vates e fíli, ou seja, os sábios e místicos celtas eram considerados indivíduos inspirados pelos espíritos. Os romanos escreveram que acreditavam-se que os druidas entendiam e falavam a língua dos deuses.

A inspiração nos chega por diversos meios, assume diversas linguagens e esclarece diversas questões. Uma frase lida num livro ou jornal, o canto de um pássaro, uma conversa com um amigo ou parente, os minutos durante o banho, os sonhos, uma meditação, uma consulta a um oráculo, o nascer da lua, o som do mar... Na verdade, essas coisas são apenas o canal para a inspiração brotar em você, e você precisa estar inteiramente aberto à ela, de ouvidos atentos e coração receptivo. Uma pessoa cética demais, estressada, deprimida ou irada dificilmente vai ouvir a voz dos deuses, e se ouvir não vai entender ou vai até mesmo ignorar.
  
Quando recebemos uma inspiração geralmente precisamos colocá-la em prática, pois sabedoria retida é como a água parada. É um caldeirão que transborda e o que transborda precisa de algum destino, alguma função. É então que escrevemos poemas, canções ou textos, pintamos um quadro ou fazemos um desenho a lápis, criamos artesanato a partir de materiais ao nosso alcance, fazemos uma comida depositando nosso amor e dedicação, e tantas outras coisas, que só quem está inspirado sabe o que e como fazer. Estar inspirado no Druidismo não é só um estado momentâneo, é algo a ser mantido constantemente. Devemos  buscar não só estar inspirados, mas Ser inspirados, para que possamos sempre ouvir a voz dos Antigos e transmiti-la aos que estão a nossa volta e ao mundo sempre que necessário. E nos últimos tempos tem sido muito necessário.

Qualquer pessoa pode receber inspiração, basta estar atenta e aberta para percebê-la e compreendê-la. Pode vir como uma simples intuição, um pensamento ou uma ideia para alguma questão de sua vida, ou pode vir num sonho, num conselho de um amigo, parente ou desconhecido, ou enquanto sua mente estiver divagando, distraída ou mesmo fervilhando entre mil pensamentos, ou ainda ao observar o voo de um pássaro ou escutar uma doce melodia. A questão é se você está atento ao que os Deuses estão te dizendo.

A música "Song of Awen", do Damh the Bard, é perfeita e diz maravilhosamente o que queria dizer nesse texto, mas acho que não consegui achar as palavras nem a forma certa... Ouçamos a música, pois, e que a Inspiração toque nossas almas e corações hoje e todos os dias, do anoitecer ao amanhecer, e do amanhecer ao anoitecer. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário