2 de dezembro de 2012

4. Três Reinos

(Cliffs of Moher, Irlanda, do site cliffsofmoher.ie).

Os Três que estão no Céu,
Os Três que estão na Terra,
Os Três que estão no Mar.
(parte da oração do rito diário da manhã).

Sem querer querendo acabei falando dos Três Reinos ou Três Mundos no texto sobre Cosmologia. Então, para não me repetir e também para sairmos um pouco da teoria e irmos mais à prática, escrevo abaixo uma meditação/visualização de sintonia com os Três Mundos que faço com frequência e sugiro que a façam também. É simples, mas bem interessante.

Prepare o lugar onde fará a meditação. Fique numa posição confortável (mas não deite, pois é capaz de cair no sono rs) e em um lugar em que não poderás ser perturbado. Respire profundamente e limpe tua mente de qualquer preocupação. Visualize a Terra, verde, pulsante, fértil. Veja-se caminhando sobre a terra, sinta a grama em teus pés e pedregulhos roçarem teu sapato ou pé. Visualize extensas florestas, bosques, campos, colinas e cavernas profundas...  Sinta a Terra, sinta-se parte dela. Então diga (baixinho ou mentalmente):

A terra que me sustenta,
A terra que me nutre,
A terra em mim,

Respire fundo. Agora visualize o Mar, em tons de azul e verde. Ouça o barulho das ondas, como se fosse uma respiração, a respiração de Manannan Mac Lir. Sintonize a sua respiração com o ir e vir das ondas. Você inspira, e o mar recolhe as águas. Você expira, e o mar quebra as ondas na margem. Sinta a brisa marinha acariciando seu rosto, seu cabelo... Visualize as águas e rios no Brasil, as águas escuras, profundas, barrentas, como as do rio Amazonas e seus afluentes, ou águas translúcidas e frias, como a dos igarapés... Sinta-se mergulhando no mar ou em um rio ou igarapé. Saiba que está mergulhando em águas sagradas... Sinta o mar (ou as águas), sinta-se parte dele... Diga:

O mar que me rodeia
O mar que me guia
O mar em mim
An Muir ("míuãr")

Respire fundo. Visualize então o Céu, a luz do sol iluminando toda a extensão da terra. Veja-se no alto de uma montanha ou penhasco, veja as nuvens, sinta o vento... Veja a profusão de cores que pintam o céu num pôr-do-sol... Veja a lua, as estrelas, sinta-se banhado pelo luar e pela brisa fresca e perfumada da noite. E diga:

O céu que me coroa
O céu que me inspira
O céu em mim
An Neamh.

Respire fundo. Veja-se num penhasco, como o de Cliffs of Moher ou outro semelhante. Sinta a terra em seus pés, veja o mar a sua volta, batendo as ondas nas paredes do penhasco e respingando águas em você, e veja o céu acima de ti, o sol ou a lua iluminando tudo. Você está entre os Três Mundos, sinta-se abençoado(a) pelos Deuses, Ancestrais e Espíritos da natureza. Respire fundo e abra os olhos...

Durante a visualização, muitas impressões e outras imagens poderão surgir. Perceba se animais, pessoas e/ou deidades aparecem, e atente para o que eles têm a lhe dizer. Você pode fazer essa meditação sempre que quiser, e tenha certeza que cada uma será diferente da outra. E isso é bom.

Pelo Céu acima,
Que haja nobreza em minha alma.
Pelo Mar ao redor,
Que haja sabedoria em minha fala.
Pela Terra abaixo,
Que haja saúde em meu corpo
E pelo poder dos Três,
Que haja proteção ao meu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário