3 de janeiro de 2013

22. Família e Amigos

Achei muito adequado esse tema estar relacionado, família e amigos. Tenho a minha família de sangue, mãe, pai, irmãs, tios e tias, avós, primos etc., e minha família de alma, amigos e amigas (perto e distantes), sendo que uns considero mesmo como irmãos ou irmãs.
A família de sangue, bem, nasci nela já e se foi por escolha ou não, não sei, mas amo a todos, apesar das diferenças e discussões, são minha família. Cuidaram e cuidam de mim, assim como cuido e cuidarei deles.

Minha família é católica, e quando comecei a demonstrar interesse ainda na adolescência pelas religiões antigas e paganismo sofri algumas (na verdade, muitas) discriminações dentro de casa. Não podia realizar rituais, acender velas ou comprar livros sobre o assunto que já ouvia coisas absurdas, como “isso não é coisa certa”, “isso não é religião”, “isso é perigoso”, “isso é do mal”... E coisas semelhantes. Mesmo que eu tentasse explicar, a discussão entre nós era inevitável. Mas com o tempo, minha família foi vendo que as “coisas que eu lia” não me faziam mal, muito pelo contrário, e a situação foi enfim amenizando e melhorando até o ponto de não haver mais discussões sobre isso e até mesmo de familiares próximos me pedirem para “colocar cartas” para eles (e até hoje ainda me pedem, e eu faço com muito prazer!). No fim, com paciência e amor de ambas as partes houve compreensão e respeito.

Sei que muitos que estão estudando o Druidismo (ou outro ramo do paganismo) estão passando por situação parecida a que vivi, e sei que é difícil. O que posso lhes dizer é tenham paciência e sabedoria para enfrentar essa fase, pois ela é justamente isso, uma fase. Tente tirar lições para sua vida desses desafios que lhe são postos. Lembre-se que o ferro precisa ser várias vezes batido para torna-se forte o bastante para uma espada, e é assim que A Senhora da Forja prepara seus filhos(as). E que um(a) guerreiro(a) é considerado valoroso não por quantas batalhas venceu, mas por quantas batalhas, vencidas e perdidas, sobreviveu e o quanto aprendeu com elas. E é assim que A Grande Rainha testa seus filhos(as). No mais, tenha em mente que um dia você terá a sua casa, o seu canto, e será livre para exercer a sua espiritualidade do jeito que quiser.

A amizade sempre foi muito valorizada na cultura irlandesa, e céltica como um todo. É conhecida a obra de John Donohue, “Anam Cara” (termo traduzido como “Amigo de Alma”), em que contêm a belíssima Oração da Amizade:

“Que sejas abençoado com bons amigos.
Que aprendas a ser um bom amigo para ti mesmo.
Que sejas capaz de viajar àquele lugar na tua alma onde existe o grande amor, calidez, sentimento e perdão.
Que isso te modifique.
Que isso transfigure o que é negativo, distante ou frio em ti.
Que sejas apresentado à verdadeira paixão, parentesco e afinidade da vinculação.
Que prezes os teus amigos.
Que sejas bom para eles e que estejas lá para eles; que eles te tragam todas as bênçãos, desafios, verdade e luz de que necessitas para a tua viagem.
Que nunca fiques isolado.
Que sempre fiques no sereno refúgio da vinculação com o teu Anam Cara”.

Tenho grande carinho pelos meus amigos e amigas do caminho druídico. Mais do que amigos, eles são meus irmãos e irmãs, pois alguns eu conheço desde quando comecei a engatinhar no Druidismo (e sinceramente, ainda acho que estou engatinhando rs), há cerca de sete ou oito anos atrás. Wallace, Andréa, Simão e Marcos, foram os primeiros que tive contato, além de amigos, eles foram (e ainda são) meus mestres e mestras, ensinando-me muitas coisas e indicando o caminho quando precisava de auxílio. A eles sou eternamente grata e nutro um enorme sentimento de amizade e carinho.
Seguindo na estrada encontrei outros amigos-irmãos, como Eldrich, Alessah, Endovelicon, Rowena, Renata, Hugo, Rafael, Náthaly, Marcela, Vera, Juliana, JP, Sheila, João, Bellovesos, Marina, Jéfferson, Suênia, Marcílio, Paula e tantos outros (porque a família é grande! e tenho certeza que esqueci de citar algum nome, mas estão todos no meu coração ^^).
Com alguns tenho mais contato do que com outros, e também mais afinidade, mas sinto que todos fazemos parte da mesma família. E é incrível como somos invadidos por um sentimento de união, amizade, amor e alegria quando nos encontramos (quem já esteve em um Encontro Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Celta, sabe muito bem do que estou dizendo), e também da saudade que bate quando nos distanciamos após um EBDRC (e com a saudade vem a ansiedade para logo participar do próximo!).

Em muitos momentos de dificuldade que passei, só o fato de pensar nessas pessoas e nos momentos maravilhosos que vivi ao lado delas me deu forças para prosseguir. A lembrança das rodas de conversas, da música e boa bebida ao redor de uma fogueira, da celebração conjunta de ritos sagrados, da alegria entre amigos... aquecia (e aquece) meu coração com bons sentimentos e enche de alegria minha alma. Alguns podem achar isso tudo meio exagerado. Que achem, não me importo. Mas que essas coisas a gente só sente quando os laços que nos une são realmente fortes e quando somos mesmo uma família, isso é. E é o que somos na verdade, uma família de alma, a família druídica brasileira.
À minha família de sangue e de alma quero dizer apenas muito obrigada pelos desafios e pelas alegrias, e que eu amo muito todos vocês...! :)

(Foto durante o III EBDRC)


"E um jovem disse, Fala-nos da Amizade.
E ele respondeu, dizendo:
O vosso amigo é a resposta às vossas necessidades.
Ele é o campo que cultivais com amor e colheis com gratidão.
E é o vosso apoio e o vosso abrigo.
Pois ides até ele com fome e procurai-lo para terdes paz.
Quando o vosso amigo fala livremente, vós não receais o "não", nem retendes
o " não".
E quando ele está calado o vosso coração não deixa de ouvir o coração dele;
Pois na amizade, todos os pensamentos, todos os desejos, todas as esperanças
nascem e são partilhadas sem palavras, com alegria.
Quando vos separais de um amigo não fiqueis em dor, pois aquilo que mais
amais nele tornar-se-à mais claro com a sua ausência, tal como a montanha, para
quem a escala, é mais nítida vista da planície.
E não deixeis que haja outro propósito na amizade que não o aprofundamento
do espírito.
Pois o amor que só procura a revelação do seu próprio mistério, não é amor
mas uma rede lançada que só apanha o que não é essencial.
E deixai que o que de melhor há em vós seja para o vosso amigo.
Já que ele tem de conhecer o refluxo da vossa maré, que conheça também o
seu fluxo.
Pois para que serve o vosso amigo se só o procurais para matar o tempo?
Procurai-o também para viver.
Pois ele preencher-vos-à os desejos, mas não o vazio.
E na doçura da amizade que haja alegria e a partilha de prazeres.
Pois é nas pequenas coisas que o coração encontra a frescura da sua manhã."

("Sobre a Amizade", de Khalil Gibran, em O Profeta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário