15 de janeiro de 2013

29. Futuro


Coisa mais incerta é o futuro... Por mais que recorramos a oráculos para obter respostas e fachos de luz sobre o que vem pela frente, ainda assim é incerto. O futuro depende muito mais de nossas escolhas e atitudes no presente do que de destino. O destino existe? Existe, ao menos acredito que sim. Mas ele é um caminho bifurcado, ou melhor, “multifurcado” (acho que nem existe esse termo rs), e o rumo das coisas depende diretamente de nossas escolhas, de qual caminho (entre muitos) decidimos seguir.

Por mais que alguns acreditem como dado o futuro do planeta, um futuro de destruição e colapso, ainda acredito (junto com tantas outras pessoas) que o rumo dos acontecimentos pode ser mudado. Acredito que a humanidade possa reencontrar a simplicidade e beleza da vida, que a natureza possa se regenerar, e que os seres humanos possam conviver em paz entre si e com os outros seres do mundo. Podem me chamar de ingênua ou o que for, mas acredito nisso. Se não acreditarmos e não fizermos o que é preciso para isso é claro que isso não acontecerá mesmo e então seria melhor “cantar pra subir”. É fácil se acomodar e dizer que o mundo não presta, que a humanidade está perdida, que a cidade é um lixo, e os políticos são uns miseráveis (tá, isso é verdade, mas quem vota neles?). Ao invés de criticarmos, que tal agirmos? Ao invés de esperar que o mundo acabe, que tal melhorar a realidade de vida da sua família, ou do seu bairro, ou sua cidade?
''Enquanto houver um louco, um poeta e um amante haverá sonho, amor e fantasia. E enquanto houver sonho, amor e fantasia, haverá esperança”, disse o conhecido e inspirador William Shakespeare.

Você já ouviu falar sobre a teoria do campo mórfico ou ressonância mórfica? Foi criada pelo biólogo inglês Rupert Sheldrake e segundo essa ideia “os campos mórficos são estruturas que se estendem no espaço-tempo e moldam a forma e o comportamento de todos os sistemas do mundo material” (ARANTES, 2002; retirado desse site). Essa teoria é explicada com base no relato fictício de duas distantes ilhas de macacos que aprendem a lavar raízes antes de comê-las ou quebrar os cocos de forma mais prática (no site referido acima contêm esses relatos). E essa mesma teoria está relacionada a citação seguinte, se não estou enganada, de Jean Shinoda, que gosto muito: "Quando um número crítico de indivíduos mudar a forma de pensar e de se comportar, uma nova era se iniciará".

Grupos de druidismo vêm surgindo aos poucos em locais onde antes não havia nenhum grupo ou onde não havia mais do que um druidista. Ecovilas vêm nascendo em diferentes cidades do Brasil e do mundo. Associações de proteção aos animais, ao meio ambiente e à mulher, por exemplo, surgem e/ou crescem em diversas regiões do país e do globo. Por outro lado, infelizmente, o capitalismo desenfreado também cresce... É uma luta constante entre essas correntes. E o resultado dessa peleja depende exclusivamente de cada um de nós. Não é só a vida da fauna e flora que correm risco, mas também a vida humana. Não somos donos do planeta e não podemos controlar a natureza. O que afeta a Terra, afeta também todos os que vivem nela. Isso não é novidade e temos que parar de agir como se não soubéssemos disso. Para o nosso bem e o de todos os seres no mundo.

Quanto ao futuro do Druidismo, bem, eu só tenho boas expectativas... =)


"A ressonância mórfica tende a reforçar qualquer padrão repetitivo, seja ele bom ou mal. Por isso, cada um de nós é mais responsável do que imagina. Pois nossas ações podem influenciar os outros e serem repetidas" (Sheldrake a revista Galileu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário