6 de janeiro de 2013

24. Trabalho

No Druidismo, com o foco reconstrucionista, há lugar para todos. Artesãos, guerreiros, druidas, bardos, vates, devotos... Todos são bem-vindos e têm reconhecida importância para o clã ou grupo. Nenhuma função é inferiorizada. Todos exercem suas funções com dedicação e prazer, pois cada pessoa tem a habilidade e o dom para ser aquilo que ela escolheu e que os deuses lhe destinaram. Exercer seu trabalho com excelência é uma virtude muito valorizada no Druidismo e RC.

Essa virtude não se restringe só a função no grupo druídico, mas se estende a vida profissional da pessoa. Médicos, professores, advogados, engenheiros, psicólogos, técnicos, diaristas, prestadores de serviços gerais, artistas, músicos, comerciantes, donas de casa... Não importa qual seja a sua profissão, exerça seu trabalho com dedicação, amor e excelência, pois não só a sociedade lhe verá com bons olhos, mas também os Deuses.


Fazer um trabalho com excelência e prazer é também uma forma de sacrifício/oferenda aos deuses e ancestrais. Diante de algum desafio no seu trabalho, peça ajuda e proteção aos deuses patronos daquela arte. E quando concluir a tarefa agradeça a eles e ofereça um “fruto” do seu trabalho. Advogados, professores, mestres e artistas tem afinidade particular com Ogma, Lugh, Dagda e Brighid. Médicos, enfermeiros, terapeutas e técnicos da saúde, com Brighid, Airmid, Dian Cecht, Belenos, Sulis e Endovelicon. Pescadores, marinheiros e pessoas que trabalham no mar ou nas águas, afinam-se principalmente a Manannan Mac Lir, Boann, Sequana. Policiais, seguranças, atletas e lutadores, com Morrighan, Ogma, Scathach, Cú Chullain e Lugh. E por aí vai. Mas isso não é regra. Médicos, por exemplo, podem perfeitamente afinarem-se a Morrighan. Esse tipo de afinidade que me refiro aqui está relacionada principalmente ao trabalho, ao “saber fazer” de cada pessoa, não exatamente a afinidade espiritual com as deidades (acredito que cada pessoa tenha um, ou mais, patrono ou matrona, que guia, inspira e protege a pessoa durante toda a sua vida e para além dela). De qualquer forma, afinidade é algo muito relativo e deve ser levada em conta a individualidade de cada pessoa.

Encarar o trabalho do dia-a-dia com dedicação e prazer é algo que traz benefícios para as pessoas a sua volta (ligadas ao seu trabalho ou não) e, sobretudo, a você mesmo. Nada pior do que uma pessoa que é infeliz no seu trabalho. Não só mau-humor ela terá, mas também sua saúde e emoções serão prejudicadas. Claro, que nem todos os dias acordaremos com alegria no peito, disposição e riso fácil. Mas se ao menos tivermos o compromisso de exercer com excelência e boa vontade nossas tarefas, o cansaço e a indisposição amenizarão, e a vida será mais leve e gostosa, com certeza.

“Eu me levanto hoje com a graça dos Deuses,
Que eu tenha a força de um touro,
A sabedoria do salmão,
A valentia do javali,
A beleza da borboleta,
A graça e o encanto do cisne.
Que haja excelência sobre minha casa,
Excelência sobre meus amigos,
E excelência sobre minha parte do trabalho”.
(Prece ao acordar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário