9 de janeiro de 2013

26. Distrações


Ah é... Distrações... Deixei-me levar muitas vezes pela distração enquanto escrevia os 30 Dias. Às vezes isso era bom, porque pensava mais sobre o tema, e certos momentos as palavras vinham quase prontas na minha mente, por inspiração e intuição. Mas outras vezes era ruim, porque deixava a distração tomar um rumo que não deveria, e acabava perdendo muito tempo e às vezes o dia.

O mundo atual nos enche de distrações, algumas são úteis, outras, definitivamente não. Televisão, consumismo, internet... Ah essa internet, e em especial, o facebook, esse “mardito” rs. Por um lado é maravilhoso, pois me aproxima de pessoas que estão distantes de mim no momento, mas por outro é uma praga, pois prende a atenção por horas enquanto tenho uma penca de coisas a fazer... É, eu sei que você me entende rsrs. Quem nunca?
O nosso desafio é saber distinguir justamente qual distração nos é útil e qual não é. Muitas vezes estamos tão focados num trabalho ou tarefa que uma distração se torna saudável e necessária. Sair para caminhar um pouco, assistir a um bom filme, ler um livro, ouvir uma música, tocar um violão, acessar a internet, muitas vezes clareia a nossa mente e traz ideias que provavelmente não teríamos se continuássemos concentrados (e cansados) diante da tarefa. O problema é quando nos deixamos distrair demais e esquecemos o nosso foco.

Não vejo nenhum problema em pessoas que gostam de assistir novelas e futebol, o problema é quando a pessoa não vive sem isso ou quando esse tipo de distrações está fritando seus cérebros... Cuidado com o que a mídia e a cultura de massa impõem às nossas mentes, olhos e ouvidos. “Reality shows”, músicas com letras vazias e baixas, consumismo cego, jornais cuja página principal mostra foto de mulher seminua ao lado de um corpo morto de uma pessoa... Isso tudo só nos tira a atenção do que é importante e nos idiotiza. Como diz o velho ditado, “meu ouvido não é pinico”, mas eu acrescentaria “meu ouvido, meus olhos e minha mente não são pinico”.
Somos afetados de alguma forma por aquilo que vemos e ouvimos. As imagens, cheiros e sons afetam positivamente ou não nossas mentes e corpos. E isso não é nenhuma especulação, cientistas já comprovaram isso. Se você tivesse consciência do que cada coisa que você ouve ou vê provoca em seu corpo e mente, o que você faria? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário