8 de janeiro de 2013

25. Pisando Leve

Esse tema relaciona-se com o “Vida Consciente”, que escrevi há uns dias atrás. Mas vai mais além... A ideia de pisar leve me faz pensar em cuidado. Cuidado com a Terra que nos sustenta e acolhe, cuidado com os seres a nossa volta, animais, vegetais, cuidado com nossos semelhantes, cuidado com nós mesmos...
Enquanto pensava sobre o que escrever nesse tema, deparei-me na internet com a foto (abaixo) de uma preguiça e seu filhote. E percebi que a preguiça é o animal por excelência que representa o “pisar leve” no mundo, além de ser fofa demais!


Seus movimentos calmos e lentos, seu olhar sereno e um “sorriso” manso, nos mostram o oposto do que a sociedade nos instiga a ser: apressados, barulhentos e preocupados, em grande parte com coisas fúteis.
A preguiça, com seu jeito manso e calmo de viver, nos mostra a paz que precisamos ter. O olhar de uma preguiça me passa justamente isso, paz.

Se você não tem o hábito de “pisar leve”, tente passar um dia sendo como a preguiça, calmo, silencioso, sereno... Para alguns isso pode ser tremendamente difícil, mas tente, mesmo que só por um dia. Se não conseguir, tente outros meios. Meditação, terapia, música, um banho no mar ou rio, dança circular, dança do ventre, prática de um esporte... Há tantos meios para encontrar a paz. O estado de “ser preguiça” ou de “pisar leve” é muito mais um estado interior e um modo de ser e viver. Algo que brota de dentro pra fora, que transborda e reflete ao redor... E até contagia quem está perto.
Que tal começarmos a ser um pouco mais como o bicho-preguiça? Fazer uma pausa, ler um livro, dedicar-se a uma arte, compor poemas ou canções, estar na companhia de pessoas queridas, dormir, meditar, silenciar, ouvir, sentir... Com certeza seremos mais felizes, ou no mínimo, mais serenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário