“Na presença do meu povo,
desde o começo da vida,
Na visão dos deuses e não-deuses,
Em homenagem à imensa generosidade do universo,
Eu agradeço pela minha parte”.
(Altú Págánach, uma benção pagã).
Essa prece é muito conhecida e utilizada por druidistas e reconstrucionistas celtas. Trata-se de uma prece de agradecimento pela refeição e honra à natureza e aos deuses pela generosidade da Terra. O ato de proferir uma prece, como essa ou semelhante, antes de uma refeição demonstra, além de tudo, humildade perante os Deuses e a Mãe-Terra, que abundantemente nos oferecem frutos e alimentos.
Nossa sociedade se acostumou com os supermercados e esquecemos muitas vezes que as verduras, frutas e mesmo a carne, não vem de fábricas ou dos próprios mercados, mas vem da Natureza, da terra ou do mar. É a ela que devemos agradecer primeiramente antes de nos alimentarmos. E em seguida, acho que todos (pagãos ou não) deveríamos agradecer em nossas preces ao animal que morreu para nos alimentar. Isso mesmo, agradecer ao espírito do boi, vaca, porco, peixe, frango ou outro animal que seja (isso para quem come carne, aqueles que optaram por uma alimentação vegetariana, não precisam, obviamente, fazer isso). Um dia seremos nós que morreremos e serviremos de alimento a outros seres, isso é inevitável e faz parte do ciclo da vida.
Para alguns pode soar estranho o fato de agradecer ao espírito do animal, mas não para quem reconhece que o boi, a galinha e o peixe são seres vivos, e sendo vivos possuem alma, assim como o ser humano, assim como tudo que tem vida. E Tudo tem vida (os físicos modernos ou quânticos já entenderam isso). Não é uma questão de ser pagão ou não, é uma questão de respeitar a Vida.
Reconhecer o sacrifício do outro animal, orar para que sua alma não sinta mais dor ou sofrimento, que sua próxima vida seja longa e feliz, e agradecer a Terra por sua bondade e generosidade é um ato louvável de humildade e sabedoria.
Nós, humanos, simplesmente não controlamos os ciclos da natureza, e não podemos ter certeza de que sempre teremos o pão de cada dia em nossas mesas. Ser grato a Terra e oferecer um pouco de "nossa parte" aos Deuses e Ancestrais é uma maneira de retribuir as dádivas que recebemos e esperar, de certa forma, que elas nunca nos faltem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário