13 de outubro de 2012

Druidismo e Wicca: semelhanças e diferenças



Essa é uma questão recorrente entre as pessoas que estão começando a estudar o Druidismo, e em diversas listas de discussão na internet esse tema costuma aparecer. Então, com a intenção de esclarecer um pouco sobre as semelhanças e diferenças que há entre Wicca e Druidismo fiz esse breve texto.


* Semelhanças:

- Ambas são tradições pagãs (de paganus, do latim, refere-se a uma pessoa "que vem do campo" ou "que mora no campo", tendo uma forma de vida e religiosidade ligada ao meio natural. Por mais que hoje a maioria de nós seja urbanus, pretendemos resgatar alguns valores dessa forma de vida ligada a natureza).

- Entendem a natureza como sagrada. A Terra é um sistema vivo, uma teia de ligações entre todos os seres e reverenciada como Mãe-Terra. Na Wicca é honrada por meio de diversas deusas telúricas (como Gaia, Démeter, Hathor, Inanna, entre outras), e no Druidismo a Terra é Erin, Danu, Aetegina e outras, dependendo da tribo celta.

- Reverenciam vários Deuses e Deusas.

- Acreditam na imortalidade da alma e no renascimento da mesma.

- Acreditam na existência de outros mundos, paralelos ou transcendentes ao mundo material.

- A mulher e o feminino apresentam funções e características tão importantes e sagradas quanto o homem e o masculino, mas em algumas tradições da Wicca o foco no feminino é mais acentuado.

- Celebram os festivais sazonais e observam as mudanças da lua.


* Diferenças:

- No Druidismo reverenciamos os Deuses e Deusas Celtas, de um (ou mais) foco (celtibérico, gaélico, bretão, galês...), enquanto que na Wicca costuma-se reverenciar Deuses de diversos panteões (grego, celta, egípcio, nórdico...).

- No Druidismo não há uma crença focada em uma Deusa Mãe e seu Consorte, como é na Wicca, e sim em vários Deuses e Deusas (Celtas), entre as quais há deusas que são Deusas-Mãe. Além disso, no Druidismo não há a crença de que “todas as deusas são uma deusa, e todos os deuses são um deus”. Cada divindade possui características, atributos, funções e preferências bem distintas (a exceção de divindades consideradas pan-célticas, com o mesmo ou semelhante nome e características, indicando serem uma única divindade adorada em diversas regiões, como Lugh/Lug/Lugus/Llew; Brighid/Bríde; Nuada/Nodens/Ludd; Manannan/Manawyddan...).

- Na mitologia celta os deuses não têm obrigatoriamente características solares e as deusas lunares. Há deuses associados a Terra, a agricultura, enquanto que há deusas associadas ao sol, a guerra, como Brighid, Áine e Morrighan. Os deuses e deusas celtas são complexos demais para serem enquadrados somente em algumas qualidades como fazem algumas pessoas com as divindades gregas, por exemplo, em que costumam-se classificar Afrodite, como deusa do amor e da beleza; Hades, deus da guerra e submundo; Poseidon, deus do mar, e por aí vai.

- Os festivais tradicionais celtas - Samhain, Imbolc, Beltane e La Lunasa - são celebrados por todos os grupos e indivíduos que seguem o Druidismo, mas nem todos celebram os solstícios e equinócios. Além disso, os ritos seguem uma liturgia diferenciada da Wicca. Litha, Ostara, Lammas, Mabon e Yule não são termos e expressões usadas por druidas, celtistas e RC's, já que são palavras oriundas do germânico e inglês antigo. No Druidismo não celebramos “esbats”, mas observamos a mudança da lua e suas influências, ficando sob a preferência de cada grupo ou indivíduo celebrar ou não suas fases (geralmente a cheia e a nova, que marcam o ápice e o início de um mês).

- Nos rituais de Druidismo e RC, geralmente, não se invocam os quadrantes ou os quatro elementos, como na Wicca. Dependendo do grupo ou pessoa, chama-se pelos 4 Ventos (ou 12 Ventos), pelas dádivas das direções (de acordo com o mito irlandês "Divisão das Terras de Tara"), chama-se as Três Famílias (Deuses, Ancestrais de sangue e Espíritos locais) ou os símbolos da Árvore, o Fogo e a Fonte (liturgia da ADF), procurando sempre um precedente ou base na mitologia, cultura e folclore Celta. Convidamos (e não “invocamos”), com um sentimento de amizade, hospitalidade e honra, nossos Ancestrais e os Deuses a nos acompanharem, protegerem e abençoarem durante e depois do rito.

- Não utilizamos o athame, a vassoura e outros instrumentos próprios do ocultismo. Aliás, os rituais e encantamentos druídicos são mais próximos da magia natural, espontânea, do que da magia cerimonial ou da "Alta Magia".

- Não misturamos divindades de culturas diferentes em um mesmo ritual, muito menos em um ritual que se proponha ser céltico. O que não quer dizer que seja proibido ou errado um druida ou druidesa, celtista ou RC sentir afinidade por um deus ou deusa de outra cultura, como Shiva, Deméter ou Ísis, e nem é errado ou proibido essa pessoa dedicar uma oferenda, prece ou ritual a outros deuses, mas é errado afirmar que essa prática é celta ou druídica.

- No Druidismo não há a crença ou culto na deusa tríplice Donzela-Mãe-Anciã. Existem deusas tríplices ou trinas (como Brighid, as Morriganas e as Matronas), e deuses (como Esus-Teutates-Taranis), mas, no caso das deusas, não são vistas em face de donzela, mãe e anciã. Geralmente as três deusas, que são irmãs ou aspectos da mesma deusa, possuem característica de "mãe" e mesmo suas faces em representações em tabuletas e estatuetas são comumente de mulheres jovens ou maduras, e não uma sendo jovem, outra madura e outra anciã.
Matronas

- Os celtas não cultuavam uma Grande Deusa e seu consorte, Deus Sol, Cernunnos ou quem seja. Não há nenhum registro histórico e mitológico que comprove isso. Os celtas eram politeístas e reverenciavam várias Grandes Deusas e Deuses. Para uma tribo a sua "Grande Deusa" poderia ser Epona, para outra a Morrighan, assim como o "Grande Deus" poderia ser Lugh para um clã, Manannan Mac Lir para outro, ou Dagda para outro. Mas ainda assim, o culto não se centrava em um ou dois deuses apenas.


Wicca e Druidismo possuem aspectos em comum, mas há diferenças e particularidades que devem ser observadas e respeitadas. Não queremos aqui "demarcar fronteiras" entre duas religiões, ou promover discriminação de uma para outra. Longe disso! Respeitamos a Wicca, assim como as outras religiões que existem no mundo. Apenas não concordamos quando vemos pessoas afirmando erroneamente que Wicca e Druidismo são a mesma coisa, que a Grande Deusa e seu consorte eram cultuados pelos celtas, que os celtas vieram de "Atlântida" ou outra coisa parecida.
Respeitar as tradições culturais e históricas de um povo, seja ele celta, grego, egípcio, eslavo ou indígena brasileiro, é ser verdadeiro consigo mesmo e com os outros, além de ser uma atitude fundamental para o reconhecimento e valorização dessas culturas.
De qualquer maneira, reconhecemos os wiccanos como irmãos, pois honramos juntos a Terra e suas formas de vida, estamos juntos contra a discriminação e somos a favor da paz entre os povos, as religiões e todos os seres. Wicca e Druidismo apresentam formas diferentes de entender e se relacionar com o Sagrado, cada uma a sua maneira. E se um ou outro Caminho faz sentido para você e te faz bem, então, é isso que importa... Sua felicidade, seu bem-estar e seu sentimento de plenitude com o divino e o que lhe rodeia.


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