24 de dezembro de 2012

18. Ciência e Filosofia

Foi-se o tempo em que a religião monopolizava o conhecimento, e também findou a era em que a ciência se auto-supervalorizava perante outras formas de saberes. Não há mais razão para uma excluir ou ignorar a outra. O extremismo da religião é o fanatismo cego, e o da ciência o ceticismo insensível. Seja para que lado a balança pesar mais, sempre haverá desequilíbrio e visões tortas da realidade.

A cada dia a sociedade se aproxima de um novo paradigma, que alguns sociólogos (como Boaventura de Sousa Santos) e filósofos (como Marilena Chauí) chamam de pós-moderno, onde as fronteiras entre a ciência e a religião, a razão e intuição, são tênues e fluidas. As áreas de conhecimento, antes fechadas em si mesmas, dialogam cada vez mais e compartilham ideias, conceitos e perspectivas. A medicina, a religião, a arte, a história, antropologia, sociologia, filosofia, biologia, entre outras ciências, de uns anos para cá têm dialogado profunda e positivamente, sem, no entanto, romper suas próprias fronteiras. E isso é bom, pois acarreta consequências positivas tanto para essas ciências quanto para as sociedades. Claramente, esse é um processo lento e que ainda enfrenta resistências de correntes fundamentalistas (tanto cientificas quanto religiosas), mas cada vez mais nos aproximamos desse novo paradigma.

É possível que esse novo paradigma esteja relacionado com a Nova Era dos místicos modernos, que para alguns se iniciou nesse último dia 21 de dezembro de 2012, a mudança de ciclo no antigo calendário maia. Seja como for, essa visão holística do mundo, de que tudo está relacionado e que a realidade não pode ser vista sob apenas uma perspectiva não é nova para o Druidismo e nem para as culturas tradicionais, como as indígenas. Acho que é por isso que nunca li a teoria do “big bang” ou a teoria das cordas ou ainda a hipótese de Gaia com espanto, pois de certa forma já sabia daquilo, só que de outra forma, claro. Você conhece o livro “O Tao da Física”, de Fritjof Capra? É bastante interessante e sugiro a leitura.

A ciência e a religião não são nada mais do que linguagens diferentes para explicar o mundo a nossa volta. Uma possui uma linguagem mais objetiva, e a outra mais subjetiva ou simbólica, mas ambas são válidas e comumente falam exatamente a mesma coisa, só que com termos e palavras diferentes. Só mesmo um cego para não perceber isso...

É incentivada no Druidismo uma formação acadêmica de seus adeptos, mas NÃO é algo obrigatório. De certa forma, hoje está cada vez mais fácil possuir uma graduação, pois o ingresso no ensino superior está mais acessível, e também é quase que inato em um druida ou politeísta celta a sede pelo conhecimento, já que o caminho do Druidismo e Reconstrucionismo Celta nos exige muito, mas muito estudo. Só temos que, com graduação ou sem graduação acadêmica, ter o cuidado para não pender demais para um lado, nem ser cientista demais ao ponto de nos tornar céticos e cegos à beleza da natureza, nem religioso demais que nos torne fanático. O equilíbrio, como sempre, é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário